Hoje, dia 22 de abril, é comemorado o Dia da Terra. Você sabe a história desse dia tão importante para o nosso planeta? Vamos te contar!
Neste mesmo dia, em 1970, cerca de 100.000 pessoas se reuniram na Quinta Avenida, em Nova York para protestar contra a poluição do ar e dos oceanos, entre outros quesitos preocupantes.
Naquela época, os EUA viviam um momento político bastante intenso, por conta dos estudantes e sua oposição à Guerra do Vietnã. No dia 22 de abril de 1970, cerca de 20 milhões de americanos saíram às ruas reivindicando um planeta mais saudável e menos poluído.
E foi assim que nasceu o Dia da Terra!
Neste ano de 2020, o tema central são as mudanças climáticas. Por conta do isolamento que o coronavírus nos obrigou a fazer, pudemos perceber impactos ambientais enormes, como águas mais cristalinas nos canais de Veneza, além dos peixes, que agora também podem ser vistos; e o Himalaia, que sem a poluição no ar, ficou visível pela primeira vez depois da Segunda Guerra Mundial. Trazendo para mais perto de nós, muitas pessoas repararam dias com o céu mais limpo, em que não era possível ver a camada de poluição que antes víamos nas grandes cidades.
É preciso deixar claro que não vemos a COVID-19 como uma coisa positiva para o planeta, até porque muitas famílias estão perdendo parentes, profissionais da linha de frente se arriscam todos os dias, etc., mas em meio a tantas notícias negativas, é bom olharmos por uma outra perspectiva.
E que tal, continuarmos alguns desses hábitos da quarentena depois que ela acabe? Nosso planeta agradecerá!
Muitas celebridades e ativistas também comemoraram a data em suas redes sociais. Entre elas a modelo brasileira Gisele Bundchen e a ambientalista sueca Greta Thunberg, que postou um vídeo com o nome “Nossa casa está em chamas”, fazendo uma analogia com a Terra. Vale a pena pesquisar!