Você sabe o que é Blue Beauty?

Postado em:
Blog - Dicas
- 21/07/2020 11:33:20

Já estamos muito familiarizados com o termo “Green Beauty”, mas e “Blue Beauty”, você sabe o que significa? Já ouviu esse termo antes? Continue lendo que vamos te explicar tudo! 

O que é Blue Beauty? 

Blue Beauty é um movimento de beleza sustentável, uma nova onda de beleza clean, ecológica e sustentável. Muitos acham que é sobre cuidar dos oceanos, mas é muito mais do que isso. 

A Blue Beauty se preocupa em diminuir o desperdício de plástico, facilitar a reciclagem e proteger os oceanos das substâncias químicas encontradas nos nossos produtos de beleza. Para isso, é preciso prestarmos atenção nos cosméticos que utilizamos, procurando aqueles que sejam seguros para os recifes e que tenham embalagens sem ou praticamente isentas de plástico. 

Green Beauty x Blue Beauty 

Os dois movimentos são super importantes para mantermos uma rotina de beleza sustentável e que prejudique o mínimo possível nosso planeta. Vamos entender a diferença entre ele.

Green Beauty 
Busca a transparência dos ingredientes, a fonte deles, como são fabricados, com que recursos as fórmulas dos cosméticos são produzidas, como são as embalagens e o processo de distribuição. 

Blue Beauty
É um segmento da Green Beauty. Preocupa-se com a saúde dos oceanos e com o plástico que é envolvido no processo de fabricação, distribuição e descarte dos produtos. 

Um movimento não exclui o outro, eles são complementares e as iniciativas de ambos tem o objetivo de educar o consumidor sobre os efeitos que os produtos têm não somente em nossos corpos, mas no planeta. 

Como posso fazer a minha parte dentro do Blue Beauty? 

Algumas das iniciativas são super simples, como se certificar de que a embalagem é de refil, se pode ser reutilizada para outros fins ou se, quando for indispensável, é feita de materiais reciclados e/ou pode ser reciclada. Além disso, apoiar marcas que encorajam esse tipo de consumo também ajudam a reduzir o impacto. 

Protetor solar: por que é um risco para a vida marinha? 

O protetor solar é uma das maiores ameaças para os recifes de corais, pois encontramos oxibenzona e octinoxate em sua composição. Essas substâncias químicas contribuem para o fenômeno de branqueamento dos corais, podendo causar até a morte desses animais, o que prejudica todo o ecossistema da vida marinha. 

Apesar disso, esse cosmético é indispensável, pois nos protege dos danos causados pelos raios solares, por isso, é importante saber como comprar um protetor solar seguro para o nosso corpo e para os corais. 

O primeiro passo é entender a diferença entre um protetor solar químico e um mineral. O protetor químico contém ingredientes como a oxibenzona que, como mencionamos anteriormente, é muito perigosa para os recifes. Já os protetores físicos ou minerais, são feitos de ingredientes ativos, como dióxido de titânio ou óxido de zinco, que não oferecem esse risco.

O que as marcas estão fazendo sobre isso?

As marcas que se tocam com a Blue Beauty e sua causa estão trabalhando duro para que os seus produtos sejam seguros tanto para o consumidor, quanto para o meio ambiente, não oferecendo riscos aos oceanos, sendo produzidos através de fontes confiáveis, minimizando a pegada de carbono, etc. Além disso, também analisam como as suas práticas podem impactar positivamente o meio ambiente.  

Alguns exemplos de marcas responsáveis são a Caudalie e L’Occitane, que atuam também no Brasil, e Ren Skincare e Kevin Murphy Hair, que apesar de não estarem presentes no nosso país, também fazem um bom trabalho quanto a isso. 

Estas empresas mostram um grande comprometimento em reduzir a quantidade de plástico nas embalagens e manter as águas e quem vive nelas, limpas e seguras. 

Fizemos um infográfico com algumas informações interessantes sobre Blue Beauty. 



Essa deve ser uma discussão infinita, nós temos o dever de ir atrás das informações, entender a indústria e passar a consumir cada vez mais conscientemente. Qual a sua opinião sobre o movimento Blue Beauty? Conta pra gente nos comentários! 

Categorias

Fique informado!

+ Posts

Saiba tudo sobre os produtos das CallaBox Standards de setembro!
Saiba tudo sobre os produtos das CallaBox Standards de setembro!
CallaBox Standard de agosto
CallaBox Standard de agosto
CallaBox Premium de agosto!
CallaBox Premium de agosto!
CallaBox julho - personalizada!
CallaBox julho - personalizada!
Entenda a diferença entre a CallaBox Premium e a CallaBox Standard de uma vez por todas!
Entenda a diferença entre a CallaBox Premium e a CallaBox Standard de uma vez por todas!

Receba novidades por email

E-mail cadastrado com sucesso.