Já estamos muito familiarizados com o termo “Green Beauty”, mas e “Blue Beauty”, você sabe o que significa? Já ouviu esse termo antes? Continue lendo que vamos te explicar tudo!
O que é Blue Beauty?
Blue Beauty é um movimento de beleza sustentável, uma nova onda de beleza clean, ecológica e sustentável. Muitos acham que é sobre cuidar dos oceanos, mas é muito mais do que isso.A Blue Beauty se preocupa em diminuir o desperdício de plástico, facilitar a reciclagem e proteger os oceanos das substâncias químicas encontradas nos nossos produtos de beleza. Para isso, é preciso prestarmos atenção nos cosméticos que utilizamos, procurando aqueles que sejam seguros para os recifes e que tenham embalagens sem ou praticamente isentas de plástico.
Green Beauty x Blue Beauty
Os dois movimentos são super importantes para mantermos uma rotina de beleza sustentável e que prejudique o mínimo possível nosso planeta. Vamos entender a diferença entre ele.Green Beauty
Busca a transparência dos ingredientes, a fonte deles, como são fabricados, com que recursos as fórmulas dos cosméticos são produzidas, como são as embalagens e o processo de distribuição.
Blue Beauty
É um segmento da Green Beauty. Preocupa-se com a saúde dos oceanos e com o plástico que é envolvido no processo de fabricação, distribuição e descarte dos produtos.
Um movimento não exclui o outro, eles são complementares e as iniciativas de ambos tem o objetivo de educar o consumidor sobre os efeitos que os produtos têm não somente em nossos corpos, mas no planeta.
Como posso fazer a minha parte dentro do Blue Beauty?
Algumas das iniciativas são super simples, como se certificar de que a embalagem é de refil, se pode ser reutilizada para outros fins ou se, quando for indispensável, é feita de materiais reciclados e/ou pode ser reciclada. Além disso, apoiar marcas que encorajam esse tipo de consumo também ajudam a reduzir o impacto.Protetor solar: por que é um risco para a vida marinha?
O protetor solar é uma das maiores ameaças para os recifes de corais, pois encontramos oxibenzona e octinoxate em sua composição. Essas substâncias químicas contribuem para o fenômeno de branqueamento dos corais, podendo causar até a morte desses animais, o que prejudica todo o ecossistema da vida marinha.Apesar disso, esse cosmético é indispensável, pois nos protege dos danos causados pelos raios solares, por isso, é importante saber como comprar um protetor solar seguro para o nosso corpo e para os corais.
O primeiro passo é entender a diferença entre um protetor solar químico e um mineral. O protetor químico contém ingredientes como a oxibenzona que, como mencionamos anteriormente, é muito perigosa para os recifes. Já os protetores físicos ou minerais, são feitos de ingredientes ativos, como dióxido de titânio ou óxido de zinco, que não oferecem esse risco.
O que as marcas estão fazendo sobre isso?
As marcas que se tocam com a Blue Beauty e sua causa estão trabalhando duro para que os seus produtos sejam seguros tanto para o consumidor, quanto para o meio ambiente, não oferecendo riscos aos oceanos, sendo produzidos através de fontes confiáveis, minimizando a pegada de carbono, etc. Além disso, também analisam como as suas práticas podem impactar positivamente o meio ambiente.Alguns exemplos de marcas responsáveis são a Caudalie e L’Occitane, que atuam também no Brasil, e Ren Skincare e Kevin Murphy Hair, que apesar de não estarem presentes no nosso país, também fazem um bom trabalho quanto a isso.
Estas empresas mostram um grande comprometimento em reduzir a quantidade de plástico nas embalagens e manter as águas e quem vive nelas, limpas e seguras.
Fizemos um infográfico com algumas informações interessantes sobre Blue Beauty.

Essa deve ser uma discussão infinita, nós temos o dever de ir atrás das informações, entender a indústria e passar a consumir cada vez mais conscientemente. Qual a sua opinião sobre o movimento Blue Beauty? Conta pra gente nos comentários!